18 comentários em “Estudo sobre a Saliva Humana, por Ilca Marli M. A. Medeiros

  1. Edina FRANCIELI DOS SANTOS Responder

    Eu nunca havia pensado sobre a importância da saliva, e acredito que a maioria das pessoas também não, mas é algo muito importante.

    • Paulo Bernardo Responder

      É realmente impressionante como as coisas que parecem ser mais simples são na verdade fontes de conhecimento tão complexas, nunca havia parado para pensar a respeito da saliva antes. Isso apenas nos mostra a importância da pesquisa científica, que sempre tem a agregar para o nosso conhecimento.

    • Nilda Responder

      Show! Bastante claro e esclarecedor. Parabéns pelo trabalho. O Brasil precisa desse conhecimento disseminado.

  2. Angelo Marcelo Gapeerini Responder

    De fato, o organismo humano, diante de qualquer desequilíbrio que venha a comprometer a saúde e o funcionamento de todo o corpo, apresenta “sinais”, “alertas” de que algo não está bem e que intervenções precisam ser feitas, para não agravar tal quadro. Alguns desses alertas aparecem no início de um problema; outros, no caso de doenças silenciosas, aparecem tardiamente, quando pouco ou nada mais pode ser feito, além de tratamentos paliativos para mitigarem os efeitos da enfermidade.
    Sendo, como sua pesquisa mostra, as condições da saliva como indicadores de diversos desequilíbrios que podem indicar alguma disfunção em curso, entendo que sua pesquisa se torna muito relevante, para que seja possível se diagnosticar algum problema “em uma das portas de entrada” do corpo, antes que algum órgão interno (que exigiria uma intervenção normalmente mais agressiva) possa ser comprometido.
    Entendo que essa abordagem de sua pesquisa seja importantíssima, uma vez que, se constituindo num trabalho multidisciplinar, determinados parâmetros, critérios para escolha de grupos de controle, ferramentas e metodologias próprias da Física possam ser muito úteis, conseguindo-se, quiçá, encontrar indicadores que poderiam passar desapercebidos em pesquisas semelhantes feitas dentro do universo formal das ciências biológicas.
    Um trabalho que deve ser encarado com seriedade financiado, divulgado e compartilhado para ser desenvolvido juntamente com outras universidades pelo mundo afora, para o benefício de todos.

  3. Vera Kepler Responder

    Ilca você está realizando uma pesquisa muito importante. A gente não faz caso sobre a influência da saliva na saúde da gente. No enatanto, você salienta muito bem o quanto é pertinente prestarais atenção à questão.
    Eu, por exemplo, ouvi alertas sobre câncer na boca. Tenho caroços embaixo dos dentes na gengiva e fiquei curiosa sobre se há alguma relação com a saliva.

  4. Silvia Responder

    Muito interessante, não tinha conhecimento desses benefícios da saliva. Muito Obrigada por compartilhar.

  5. Roberto Moisés Responder

    Sabe daquelas coisas que fazem parte da gente e sabemos pouco?
    Pois é, foi esta a sensação que tive ao assistir este vídeo sobre a saliva.
    O melhor é que aprendi de forma didática e muito bem ilustrada.
    Parabéns a autora pela escolha do tema e pela forma com que revelou estes segredos sobre a saliva. Esse vídeo estará na boca de muita gente!!

  6. KARL HEINZ KEPLER Responder

    Grato por compartilhar sua pesquisa. Não sabia da tão alta percentagem de água na saliva

  7. Mauricio Lucchesi Responder

    Ilca, parabéns pela pesquisa e muito obrigado por compartilhar, o assunto abordado nos traz o conhecimento da importância que a saliva tem para a nossa saúde.

  8. Nilceia Responder

    Parabéns Ilca pelo trabalho. Não sabia que a saliva é tão importante para nossa saúde. Fiquei curiosa, quero saber mais.

  9. Célia Maira Responder

    Ilca,

    Excelente exposição de um tema pouco divulgado.

    Viva o IPEN e viva VOCÊ!

    Abraçosss.

  10. Célia Maira Responder

    Ilca,

    Excelente exposição de um tema pouco divulgado.

    Viva o IPEN e viva VOCÊ!

    Abraçosss.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *