Minuto Nuclear #08 – Microplásticos

Olá, tudo bem?

Você já parou para pensar na importância da água em nossas vidas?

Nós somos feitos de 70% de água!

A humanidade está cuidando dela tão bem quanto deveria?

A poluição da água por descarte de materiais e substâncias cresce a cada ano, principalmente o descarte de plástico. O plástico presente nos oceanos é exposto aos raios ultravioletas (UV) transmitidos pelo Sol que, com o passar do tempo, o plástico exposto ao UV é quebrado em pedacinhos, invisíveis a olho nú. Estes pedacinhos são chamados microplásticos.

E o problema não é só ambiental! Pensando em saúde pública, atualmente é possível o consumo indireto de microplásticos via cadeia alimentar. Ao consumirmos peixes e frutos do mar, que ingerem os microplásticos, consequentemente esses materiais vão parar em nosso organismo. Além disso, pesquisas recentes já apontam a presença de microplásticos no sal de cozinha e água engarrafada.

No âmbito da preservação da integridade marinha, a física nuclear pode atuar aplicando técnicas analíticas como ferramentas de monitoramento, manutenção e conservação de áreas costeiras e marinhas. Essas técnicas permitem identificar e quantificar os materiais que compõe os microplásticos, dentre eles, os metais pesados, o que auxillia no entendimento dos mecanismos prejudiciais à saúde.

Vídeo produzido pela jovem cientista: @_anackoka_dfm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *