Minuto Nuclear #10 – Pequenos Reatores Modulares

Imagine um reator nuclear convencional. Agora, pegue-o e diminua, mas não se esqueça de manter suas propriedades, para que ele possa gerar energia até 300MW.

Você acabou de conhecer um Small Modular Reactor ou Pequeno Reator Modular! Os SMRs são reatores de fissão nuclear de baixa potência, que podem ser construídos quase que totalmente dentro de uma fábrica. Depois, podem ser transportados para o local de instalação, até mesmo por meio de caminhões.

É possível adaptá-lo para cada tipo de rede, encaixando módulo a módulo conforme a demanda de energia, como se fosse um jogo de lego.

No Brasil, há um grande empenho em pesquisas para avaliar a construção do primeiro SMR nacional. A tecnologia pode auxiliar na matriz energética, levando energia principalmente a locais remotos, além de ser aplicável na dessalinização da água, o que auxilia na demanda das lavouras nas regiões sul e nordeste do país. Atualmente, a energia nuclear ocupa a 5ª posição na matriz energética mundial.

Ao redor do mundo, os SMRs estão sendo desenvolvidos em diferentes tipos. Existe uma grande variedade de SMRs e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é responsável por orientar a regulamentação, para que os reatores possam ser utilizados de forma comercial.

Vídeo produzido pela Jovem Cientista: @_anackoka_dfm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *