Dia do Eletricista: Homenagem aos profissionais da Eletricidade

O dia do Eletricista é comemorado em 17 de outubro, mas não a esclarecimentos quanto a escolha desta data. Outro fato interessante é que Eletricista não é considerada uma profissão no Brasil, pois não consta na Listagem das Profissões Regulamentadas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).  Do ponto de vista oficial o que existe é o técnico em eletricidade, que é capacitado em escolas técnicas.

Hoje, viver sem eletricidade é para poucos. Viver sem eletricidade é viver de forma alternativa, isto é, sem luz, sem poder refrigerar alimentos, sem redes sócias, sem selfies e, mais crítico, sem UTI. Historicamente, em 21 de outubro de 1879, Thomas Edison conseguiu produzir a primeira lâmpada que deu certo e que se manteve acesa por 45horas. Essa invenção científica chamou a atenção de D. Pedro II, que entrou em contato com o inventor para trazer a novidade ao Brasil. Hoje o Brasil é um dos maiores produtores de energia elétrica do mundo, sendo a usina de Itaipu a segunda maior Hidroelétrica do mundo.

O técnico em eletricidade é uma carreira com atuação predominantemente masculina, mas esta situação já está mudando no Brasil, pois na última década o mercado passou a contar com atuação da mulher eletricista e recentemente a eletricista Elaine Santos Guimarães assumiu a responsabilidade de ser a primeira mulher a trabalhar em rede elétrica subterrânea no Distrito Federal, pela companhia Neoenergia.

Os eletricistas são os responsáveis por manter nossas casas, empresas e indústrias em pleno funcionamento.  Eles desempenham um papel crucial na promoção da segurança elétrica, prevenindo acidentes e incêndios. Sua perícia é fundamental para garantir que a fiação elétrica seja instalada corretamente, seguindo os padrões de segurança, e que os problemas sejam identificados e resolvidos de forma eficaz.


No Dia do Eletricista, queremos prestar uma homenagem a esses profissionais essenciais, que mantêm o mundo iluminado e em funcionamento. Eles são os profissionais que atuam por trás das tomadas e interruptores que fazem a eletricidade fluir de maneira segura.

O jovemcientista.com.br parabeniza o trabalho desses profissionais e lembra que, graças a eles, temos luz e energia para iluminar nossos caminhos, impulsionar nossa tecnologia e manter nossas vidas em movimento.

Fonte:

Neoenergia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *